Ensinando a ensinar: construção do Protocolo de Identificação das Habilidades de Ensino de Pais e Cuidadores
Convidamos você a participar da pesquisa: Ensinando a ensinar: construção do Protocolo de Identificação das Habilidades de Ensino de Pais e Cuidadores. O objetivo desta pesquisa é Construir um protocolo para avaliar o nível de dificuldade de pais em manejar o comportamento de seus filhos, diagnosticados com TEA, na aquisição e generalização de diferentes repertórios e atividades cotidiana durante o período de atendimento remoto na pandemia de COVID-19 e em período pós pandemia. Sua participação é importante, pois a realização de pesquisas como estas são necessárias para que a ciência possa evoluir na compreensão das variáveis que interferem no treino parental, no atendimento profissional e ensino de diferentes habilidades de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), melhorar cada vez mais a prestação de serviços relacionados ao TEA e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas com o diagnóstico em questão e de seus familiares.
Caso você aceite participar desta pesquisa será necessário responder ao instrumento do estudo composto pelo protocolo: Ensinando a ensinar: Protocolo de Identificação das Habilidades de Ensino de Pais e Cuidadores, durante o tempo aproximado de 30 minutos, em sua casa, via online, em data previamente agendado entre você e os pesquisadores.
Os riscos desta pesquisa são desconforto emocional, devido exposição, em responder as perguntas dos instrumentos selecionados ou perda da confidencialidade ao ter suas informações identificadas por terceiros. Para minimizar os riscos serão tomadas as seguintes providências: você deverá preencher o protocolo em um espaço da sua casa em que possa fica sozinho e organizado para manter sua confidencialidade, com a possibilidade da porta ser fechada e com acesso restrito a você. No que se refere à confidencialidade substituiremos seu nome por nomes fictícios ou códigos, assim somente os pesquisadores conhecerão sua identidade.
Espera-se que de sua participação na pesquisa ajude-nos a criar um protocolo capaz de compreender quais são as facilidades e dificuldades encontradas por pais e cuidadores de pessoas com TEA, em manejar recursos tecnológicos e ensinar pessoas com TEA durante o aprendizado de diferentes habilidades e realização de atividades cotidianas em período de isolamento social devido COVID-19 e após quarentena.
Você poderá obter quaisquer informações relacionadas a sua participação nesta pesquisa, a qualquer momento que desejar, por meio dos pesquisadores do estudo. Sua participação é voluntária, e em decorrência dela você não receberá qualquer valor em dinheiro. Você não terá nenhum gasto por participar nesse estudo, pois qualquer gasto que você tenha por causa dessa pesquisa lhe será ressarcido. Você poderá não participar do estudo, ou se retirar a qualquer momento, sem que haja qualquer constrangimento junto aos pesquisadores, ou prejuízo quanto aos atendimentos realizados com seus filhos, bastando você dizer ao pesquisador que lhe entregou este documento. Você não será identificado neste estudo, pois a sua identidade será de conhecimento apenas dos pesquisadores da pesquisa, sendo garantido o seu sigilo e privacidade. Diante do risco da perda de confidencialidade, ressaltamos que uma das medidas preventivas será o nome de nomes fictícios/ou códigos de maneira que você tenha sua identidade protegida de exposição. Você tem direito a requerer indenização diante de eventuais danos que você sofra em decorrência dessa pesquisa.
Caso concorde em participar da pesquisa, pediremos a você que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que estará disponível no ícones abaixo. Depois de preencher os termos encaminhe-os para o e-mail do Laboratório de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (LAC-UFTM): labpsiex.uftm@gmail.com
Link para participar da pesquisa:
Agradecemos a colaboração!